sábado, 28 de junho de 2014

Topiramato

Infelizmente eu já faço uso de um medicamento que age no cérebro, o escitalopram, um antidepressivo. Assim como todo medicamente este tem várias reações adversas, eu uso há mais ou menos 3 anos e acredito não ter tido nenhuma felizmente. Como comentei num outro post ao ir na endócrino ela sugeriu que eu tomasse o topiramato, já que dentre dietas e exercícios, eu acho que ainda não tinha tomado remédios para auxiliar no emagrecimento a não ser o proprio escitalopram que também ajuda no controle da ansiedade, ajudando a não comer tanto por compulsão e coisas assim. 
O Topiramato é um remédio indicado para o tratamento de pessoas que sofrem com epilepsia e crises provocadas por uma síndrome chamada Lennox-Gastaut (síndrome epiléptica grave). Mas é verdade que esse medicamento provoca perda de peso? Sim, o Topiramato emagrece, mas esse é apenas mais um dos seus muitos efeitos colaterais. FONTE

Quando ela fez a sugestão de tomar o remédio eu topei, afinal seria mais um tentativa antes de partir para cirurgia, porém eu não lembrei que a mãe já tinha tomado uma vez este remédio e falado de alguns de seus efeitos colaterais. No primeiro dia que tomei já senti um sono enorme, e continuo assim hoje que faz uma semana. Fora o sono ele tira um pouco a concentração, eu não cheguei a ter formigamento que é algo que a minha mãe e muitas pessoas reclamam. Para ver os diversos efeitos colaterais do Topiramato basta acessar a bula (existem bulas online).

Por que estou falando isso? Eu sou naturalmente uma pessoa que sente muito sono, muito mesmo, com esse remédio parece que fico mais imprestável, fiquei muito preocupada pois ele também prejudica a memória e a concentração, no quesito concentração eu já sou um pouco aérea, pois penso em muitas coisas ao mesmo tempo e quando converso com as pessoas, falo tão rápido que eu mesma me perco nas palavras e pensamentos, logo, fiquei com medo dos efeitos que o remédio poderia ter em mim. Além do mais, estou em busca de uma vida mais saudável, onde eu consiga ser uma pessoa mais ativa, menos sedentária, menos sonolenta ... Ou seja, totalmente o contrário do que o remédio proporciona. Também não estou disposta a expor meu cerébro a mais esse químico. Então marquei uma consulta com a endócrino pro dia 04/07 para dizer isso e ver o que faremos, pretendo partir para cirurgia. Ou melhor, para os exames. 

2 comentários:

  1. Oi Monica, vim retribuir sua visita no meu blogspot, e claro conhecer um pouco da sua história!!
    Eu conheço o Topiramato, foi uns dos remédios que usei tentando emagrecer,entre tantos outros. Um dos efeitos colaterais que tive tomando o topiramato foi o formigamento. Tomei também para me ajudar emagrecer a injeção de Victoza, usei fluoxetina, sibutramina,etc , até que minha saúde foi complicando e meu cardiologista e ortopedista me sugeriram a cirurgia bariátrica!
    Faz 4 meses que fiz a cirurgia, e estou muito bem, mas claro que como meu médico me disse: " É um casamento sem divórcio!"E é bem assim mesmo, precisamos de ter um acompanhamento com nutricionista, psicóloga,endócrino,cirurgião, etc
    Desejo que vc tenha sucesso no seu tratamento, eu estarei te acompanhando a partir de agora!Beijos

    ResponderExcluir
  2. São tantos relatos de efeitos colaterais que nem me animo a tomar isso. Li sobre o topiramato nesse site e desanimei completamente de tomar remédios. Vou partir pra uma pegada mais natural.

    ResponderExcluir

Bem Vindo ao blog, espero que ele tenha ajudado de alguma forma, não deixe de perguntar ou deixar sua opinião! ;*